MENU

Servos do Coração Imaculado de Maria

Servos do Coração Imaculado de Maria

A Família Religiosa denominada “ Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria” foi fundada no dia 13 de maio de 1991 e elevada à categoria de Instituto de Direito Diocesano em 19 de junho 1993, pelo então Rev. mo Abade e Bispo de Subiaco, Mons. Stanislao Andreotti. Atualmente a sede principal é em Roma, via de Villa Troili, 56.

O seu carisma exprime-se através da especial oferta da sua consagração a Deus através do Coração Imaculado de Maria. Como a Santíssima Virgem se ofereceu totalmente ao serviço da pessoa e da obra do seu Filho e na Anunciação proclama “Eis-me aqui, sou a Serva do Senhor” (Lc 1, 38), do mesmo modo os Servos do Coração Imaculado de Maria consagram a sua vida a Deus, escolhendo Maria como a sua senhora, mestra e guia, a fim de trabalhar pela salvação do homem em Cristo.

O Espírito Santo torna os Servos do Coração Imaculado de Maria atentos aos sinais dos tempos e faz com que eles reconheçam na Mensagem de Fátima um auxílio proveniente do Céu, capaz de cuidar dos males que procuram seduzir a humanidade.

Portanto, eles comprometem-se a realizar a Vontade de Deus anunciada pela própria Virgem aos três pastorinhos em Fátima, a 13 de junho 1917: “Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Coração Imaculado”. O caráter mariano desta família religiosa está expresso no brasão que representa o Coração Imaculado de Maria e no lema Por meio do meu Coração Imaculado levai Cristo ao mundo.

Contemplando Maria que cumpre a vontade de Deus, os Servos do Coração Imaculado de Maria querem imitá-la acolhendo Cristo, vivendo-o na sua santificação e cooperando com o seu empenho apostólico para o gerar nos outros.

Os Servos do Coração Imaculado de Maria fomentam no povo de Deus:

  • um renovado espírito de oração, privilegiando a recitação do Santo Rosário, para levar a uma autêntica conversão de vida;
  • a vida sacramental e especialmente a frequência aos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, favorecendo a adoração eucarística;
  • a verdadeira devoção a Nossa Senhora e a Consagração ao Coração Imaculado, a fim de cooperar no seu triunfo;
  • a fidelidade ao Papa e ao Magistério da Igreja;
  • a difusão e a defesa das verdades de fé. Para este fim combatem, com todos os meios, os erros dos tempos.

Para realizar esta finalidade, o Instituto religioso empenha-se nestes âmbitos de apostolado:

Missões ao povo

Em favor de uma nova evangelização e de um renovamento periódico e vigoroso da vida cristã, os Servos do Coração Imaculado de Maria comprometem-se a fazer missões ao povo; privilegiam nelas o aspeto mariano, apresentando aos homens a função materna de Maria, Serva do Senhor, Medianeira entre Deus e a humanidade, confiando a Ela o seu mandato missionário.

Exercícios espirituais

Oferecem a sua experiência espiritual ao clero diocesano, aos consagrados e aos leigos, através de exercícios, retiros espirituais e encontros de oração.

Culto eucarístico

Promovem a adoração eucarística para que, ao coração dos cristãos, volte o amor e o devido respeito a este Sacramento.

O santo Rosário

No espírito da Mensagem de Fátima, os Servos do Coração Imaculado de Maria promovem no povo de Deus a recitação do Santo Rosário, explicando o valor desta oração desejada pelo Céu, recomendada pelos Pontífices e hoje tão abandonada, educando através dela o povo de Deus para a meditação, conforme o desejo expresso por Nossa Senhora em Fátima.

Os instrumentos da Comunicação social

Os Servos do Coração Imaculado de Maria utilizam estes instrumentos para ajudar o povo de Deus a viver a sua fé cristã, para vencer a ignorância religiosa e combater os erros do tempo. Para difundir o anúncio do Evangelho e divulgar a Mensagem de Fátima, empenham-se na difusão da boa imprensa. As suas atividades apostólicas são sempre acompanhadas pela distribuição de opúsculos, livros e periódicos adaptados às diversas categorias de fiéis.

A promoção cristã da juventude

O Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria favorece a promoção cristã da juventude através de:

  • missões vocacionais, para fazer descobrir a cada um o seu especial chamamento da parte de Deus (à vida consagrada, sacerdotal diocesana, matrimonial, etc.);
  • exercícios, retiros, encontros e conferências adaptadas às exigências da sua idade;
  • o cuidado pastoral nos oratórios juvenis;
  • os instrumentos da comunicação social para favorecer a sua formação cristã.

Oferece aos jovens um ambiente familiar, com a possibilidade de encontros culturais, de oração, caritativos e recreativos, para os educar a amadurecer na sua fé e no reto uso do tempo livre.

Evangelizar através da caridade

No seguimento de Cristo pobre, os Servos do Coração Imaculado de Maria sentem-se solidários com os mais pobres e servem-nos com o amor e atenção de Cristo. Fazem suas as ansiedades e preocupações deles, oferecendo o necessário para a sua promoção humana e espiritual, repartindo com eles também o necessário, quando a situação o pede. No exercício da caridade têm sempre presente que a sua ação é apostólica e está voltada para a salvação das almas.

Cooperação na missão apostólica do Santo Padre

Animados pela maternal preocupação com a pessoa e obra do Santo Padre, expressa pela Virgem Maria em Fátima, os Servos do Coração Imaculado de Maria sentem-se no dever de dar uma especial disponibilidade a serviços apostólicos pedidos pelo Santo Padre, como resposta a exigências especiais da sua pessoa e da Igreja.

Ajuda ao clero e serviço à Igreja local

Os Servos do Coração Imaculado de Maria auxiliam os sacerdotes e religiosos na sua formação permanente e no seu ministério através de confissões, pregações de tríduos, novenas, exercícios e retiros espirituais. Disponibilizam-se também para a formação dos aspirantes à vida sacerdotal e consagrada. Além disso, eles exercem o serviço à Igreja local de harmonia com os planos pastorais diocesanos.

Todo o Servo do Coração Imaculado de Maria está ligado ao Movimento da Família do Coração Imaculado de Maria pelo único Carisma que, segundo os Estatutos, partilha com as outras componentes da mesma Família.

Em destaque

UMA NOITE DE ORAÇÃO
Vigilia de adoração para a Ordenação de Pe. Luis Dias

RITIRO DE SILENCIO
Tres dias com Nossa Senhora

retiro em Fátima
dia de espiritualidade da Família do Imaculado Coração de Maria de Portugal

Cada primeiro sábado
como Nossa Senhora pedi

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il Verbo, divenuto carne, rimanga sempre nella Chiesa, estenda la sua virtù redentrice da un confine all'altro della terra e rinnovi il pensiero, l’opera e il cuore degli uomini. (San Giovanni Paolo II)